terça-feira, 29 de junho de 2010

Abertas as inscrições para o XX Prêmio Moutonnée de Poesia

Com o objetivo de revelar novos poetas, valorizar o gênero poético e incentivar talentos literários, a Prefeitura da Estância Turística de Salto, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo e da Biblioteca Pública Municipal promove a 20ª edição do Prêmio Moutonnée de Poesia.Os temas dos poemas são totalmente livres e neste ano, também receberá trabalhos que versem sobre a Rocha Moutonnée. São três as categorias: a ADULTA, a JUVENIL (de 12 a 16 anos de idade) e a INFANTIL (até 11 anos de idade). Cada concorrente pode inscrever até dois poemas inéditos (sem publicação ou premiação, sob pena de desclassificação).

Poderão participar quaisquer pessoas de todos os estados da federação. Cada poema concorrente deverá ser enviado em três vias digitadas, em papel formato ofício, com espaço dois e utilizando apenas uma das faces da folha. Os trabalhos do concorrente deverão ser assinados com pseudônimo e colocados em um envelope grande.
Dentro do mesmo deverá vir outro envelope, pequeno, contendo uma via de cada poema concorrente e a identificação do poeta (nome completo, pseudônimo utilizado, endereço, data de nascimento, RG, CPF, telefone para contato e e-mail se houver). A falta de dados completos implica em desclassificação.
Quando a divulgação e inscrição forem feitas pela escola, os dados do estabelecimento devem ser indicados.
Enviar até 10 de agosto de 2010(valendo a data da postagem). Endereçar para: XX Prêmio Moutonnée de Poesia/2010 – Biblioteca Municipal de Salto (Rua Monsenhor Couto nº 127 – Centro – Salto/SP – CEP 13.320-210).
Os trabalhos serão julgados por cinco docentes ou literatos competentes para tanto.
A premiação ocorrerá no dia 06 de novembro, às 20h30, na Sala Palma de Ouro – Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte, em Salto. Em sua vigésima edição, o Prêmio promoverá um dia de encontro entre poetas e interessados objetivando lazer, cultura, troca de experiências e atividades que associem poesia com outras artes.
A partir das 10h, do dia 6 de novembro, acontecerão diversas manifestações artísticas, programadas para fazer parte do dia festivo, incluindo palestra, workshop, passeios turísticos, sarau, exposição e música.

A programação completa estará disponível no neste site a partir de julho de 2010.

Na categoria adulta, serão oferecidos prêmio em dinheiro – R$ 1.500,00, R$ 1.000,00 e R$ 500,00 – 1º, 2º e 3º colocados respectivamente, brindes e troféus, esculpidos em granito similar ao da Rocha Moutonnée, aos cinco primeiros colocados.
Serão ainda atribuídos de 10 ou mais troféus de menções honrosas, a critério do júri.

Na categoria juvenil, serão oferecidos prêmios em dinheiro – R$ 800,00, R$ 500,00 e R$ 300,00 – 1º, 2º e 3º colocados respectivamente, troféus para 4º e 5º colocados, além de 5 menções honrosas.Na categoria infantil, apenas uma premiação com troféus, livros e brindes aos três primeiros colocados, bem como mais cinco menções honrosas.
As escolas que inscreverem alunos classificados também ganharão troféus.
Cada escola poderá participar com até 10 trabalhos. Sugere-se que as escolas também tenham uma participação mais intensa promovendo concurso interno e uma seleção de trabalhos. Os melhores, encaminhados para a inscrição no Prêmio Moutonnée de Poesia.
Trabalhos que versem sobre a Rocha Moutonnée entrarão em classificação à parte e o melhor deles receberá um troféu especial e o prêmio em dinheiro de R$ 500,00. Cada participante receberá apenas uma premiação.
O resultado somente será divulgado no dia da solenidade de premiação. Os trabalhos premiados serão publicados em uma antologia, juntamente com os trabalhos premiados em 2009, uma vez que a publicação é bianual.

Rocha Moutonnée - Seu nome divulga uma raridade geológica, única nas Américas, existente na Estância Turística de Salto: a Rocha Moutonnée, um granito cuja superfície arranhada testemunha a passagem das geleiras, na era das glaciações, há cerca de 270 milhões de anos. Ela também comprova a existência do enorme continente de Gondvana, formado pelas terras da América do Sul, África e Antártida. A rocha é tombada pelo Condephaat e localiza-se num parque municipal especialmente criado para sua preservação

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Professores e diretores de escolas devem fazer a sua seleção de obras

Professores e diretores de escolas devem fazer a sua seleção de obras

Professores e diretores das escolas públicas de ensino fundamental de todo o país já podem começar a estudar e debater com suas equipes pedagógicas sobre os livros didáticos que deverão utilizar a partir de 2011. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou nesta quinta-feira, 29, em seu portal na internet, o Guia do Programa Nacional do Livro Didático 2011.
O documento também será distribuído às escolas em versão impressa, em maio, e traz um resumo das obras selecionadas para a escolha dos professores e diretores. Além do guia, as escolas participantes receberão uma carta do FNDE com a senha para acessar o sistema de escolha pela internet.
Resultado de um processo de avaliação executado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, em parceria com universidades públicas, o guia é uma importante ferramenta de orientação aos professores. “Além de mostrar o conteúdo de cada obra, o guia também sugere caminhos pedagógicos para a prática do professor na sala de aula”, afirma Rafael Torino, diretor de ações educacionais do FNDE.

Termo de adesão – As obras escolhidas neste ano serão usadas por estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental, englobando as seguintes disciplinas: português, matemática, história, geografia, ciências e língua estrangeira (inglês e espanhol). O período para os professores optarem pelos livros no portal do FNDE vai de 21 de junho a 4 de julho.

Torino lembra que só as redes de ensino público que oficializarem sua participação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), por meio de termo de adesão, poderão escolher os livros didáticos para o próximo ano. “O prazo final para as secretarias estaduais e municipais e as escolas federais formalizarem essa adesão é 31 de maio”, avisa.
A autarquia encaminhou por correio o termo de adesão a todos os gestores do país. O documento deve ser assinado pelo prefeito municipal, pelo secretário de educação do estado ou pelo diretor da escola federal, e devolvido ao FNDE dentro do prazo, para que as escolas possam receber os livros.

Assessoria de Comunicação Social do FNDE

Fonte: http://portal.mec.gov.br

Pais ausentes

A presença dos pais sempre se fez necessária na educação dos filhos.

E, hoje, o que se vê são crianças carentes, que se encontram perdidas entre a internet.....

O fato de ambos os pais trabalharem fora de casa é, muitas vezes, apontado como um dos principais motivos que levam à falhas na educação infantil, tais como o aparecimento de inúmeros tipos de problemas de comportamentos por parte da criança.

Dentre os principais problemas que podemos notar estão:

Agressividade
Problemas escolares (pais não participam da vida escolar)
Drogas
Carência afetiva
Depressão

O importante é saber que pais ausentes não significa necessariamente pais displicentes.

O que gera problemas na educação das crianças não é o fato dos pais trabalharem fora, mas a maneira como se comprometem com a educação de seus filhos, a forma como administram seu tempo e o tipo efetivo de educação que colocam em prática.

Pais podem estar fisicamente próximos de seus filhos durante a maior parte do dia, mas podem não estar afetivamente disponíveis a eles.

Não conversam intimamente, não brincam, brigam e gritam a maior parte das vezes que se dirigem à criança

Pais ausentes devem desenvolver algumas habilidades importantes para participarem ativamente na educação dos filhos:

Administrar o tempo
Serem afetivos
Monitorar a distância
Ser cuidadoso na escolha de com quem e onde deixar a criança na ausência
Dar atenção
Estarem acessíveis (para criança poder recorrer nos momentos em que precisar)

Escrito pela Dra. Daniela Levy - Psicóloga

Educar

Educação, em sentido amplo, é muito mais que ensinar, é prover a possibilidade de autoconhecimento, é transferir valores morais, cívicos e sociais.
Atualmente educação foi reduzida a simplesmente ensinar, ensinar geografia, português, matemática, etc.
ESCRITO:Hemerson Ravaneda

Aprendizagem

A aprendizagem é um fenômeno extremamente complexo, envolvendo aspectos cognitivos, emocionais, orgânicos, psicossociais e culturais.

A aprendizagem é resultante do desenvolvimento de aptidões e de conhecimentos, bem como da transferência destes para novas situações.

A estrutura cognitiva do aluno tem que ser levada em conta no processo de aprendizagem.

Os conhecimentos que o aluno apresenta e que correspondem a um percurso de aprendizagem contínuo são fundamentais na aprendizagem de novos conhecimentos.

São os conhecimentos que o aluno já possui que influenciam o comportamento do aluno em cada momento, uma vez que disponibiliza os recursos para a aptidão.

É necessário refletir sobre o que é o conhecimento e perceber que é algo de complexo que deve ser entendido como um processo de construção e não como um espelho que reflete a realidade exterior.

O professor deve utilizar as estratégias que permitam ao aluno integrar conhecimentos novos, utilizando para tal métodos adequados e um currículo bem estruturado, não esquecendo do papel fundamental que a motivação apresenta neste processo.

As técnicas de incentivo que buscam os motivos para o aluno se tornar motivado, proporcionam uma aula mais efetiva por parte do docente, pois ensinar está relacionado à comunicação.

O ensino só tem sentido quando implica na aprendizagem, por isso é necessário conhecer como o professor ensina e entender como o aluno aprende, só assim o processo educativo poderá acontecer e o aluno conseguirá aprender a pensar, a sentir e a agir.

Não há aprendizagem sem motivação, assim um aluno está motivado quando sente necessidade de aprender o que está sendo tratado.

Por meio dessa necessidade, o aluno se dedica às tarefas inerentes até se sentir satisfeito.




ESCRITO :SANDRA VAZ DE LIMA

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

O processo de aprendizagem é pessoal, sendo resultado de construção e experiências passadas que influenciam as aprendizagens futuras.

Dessa forma a aprendizagem numa perspectiva cognitivo-construtivista é como uma construção pessoal resultante de um processo experimental, interior à pessoa e que se manifesta por uma modificação de comportamento.

Ao aprender o sujeito acrescenta aos conhecimentos que possui novos conhecimentos, fazendo ligações àqueles já existentes.

E durante o seu trajeto educativo tem a possibilidade de adquirir uma estrutura cognitiva clara, estável e organizada de forma adequada, tendo a vantagem de poder consolidar conhecimentos novos, complementares e relacionados de alguma forma.

O principal objetivo da educação é o de levar o aluno com um certo nível inicial a atingir um determinado nível final. Se conseguir fazer com que o aluno passe de um nível para outro, então terá registrado um processo de aprendizagem.

Cabe aos educadores proporcionar situações de interação tais, que despertem no educando motivação para interação com o objeto do conhecimento, com seus colegas e com os próprios professores.
Porque, mesmo que a aprendizagem ocorra na intimidade do sujeito, o processo de construção do conhecimento dá-se na diversidade e na qualidade das suas interações.

Por isso a ação educativa da escola deve propiciar ao aluno oportunidades para que esse seja induzido a um esforço intencional, visando resultados esperados e compreendidos.

Uma das grandes virtudes da motivação é melhorar a atenção e a concentração, nessa perspectiva pode-se dizer que a motivação é a força que move o sujeito a realizar atividades.

O professor deve descobrir estratégias, recursos para fazer com que o aluno queira aprender, deve fornecer estímulos para que o aluno se sinta motivado a aprender.

Ao estimular o aluno, o educador desafia-o sempre, para ele, aprendizagem é também motivação, onde os motivos provocam o interesse para aquilo que vai ser aprendido.

É fundamental que o aluno queira dominar alguma competência.

O desejo de realização é a própria motivação, assim o professor deve fornecer sempre ao aluno o conhecimento de seus avanços, captando a atenção do aluno.


ESCRITO:SANDRA VAZ DE LIMA

BULLYNG NAS ESCOLAS

Bulling é uma discriminação, feita por alguns cidadãos contra uma única pessoa.

Mas não é uma coisa simples, que se pode vencer de um dia para o outro. Bulling é um mal que se carrega durante um período da vida muitíssimo grande.

Quando alguém diz que seu cabelo está estranho, você provavelmente vai correndo para o espelho mais próximo para se arrumar.

Agora imagina duas, três, dez pessoas, todo o dia, falando mal do seu cabelo, de coisas que você não tem culpa por ter ou muitas vezes por não ter.

Sim, isso seria completamente insuportável, quer dizer, sua alto estima fica lá embaixo, e os malvados causadores do bulling seriam os heróis.

O que você faria?
Se mataria?
Sim, existem crianças que se suicidam, mas não com a idéia de que a vida delas é uma droga, e, sim, de que eu vou morrer porque sou feia e tudo que eles dizem é verdade.

Apelidos como "rolha de poço", "baleia", "quatro olhos", vara pau entre outros e atitudes como chutes, empurrões e puxões de cabelo. Alunos "esforçados" que geralmente sofrem represalias por parte de seus colegas em geral não por caracteriticas fisicas mas também intelectuais são comportamentos típicos de alunos em sala de aula.

Brincadeiras próprias da idade?
Não.
São atos agressivos, intencionais e repetitivos, que ocorrem sem motivação evidente e que caracterizam o chamado fenômeno bullying.

Sem equivalente na língua portuguesa, bullying é um termo inglês utilizado para designar a prática desses atos agressivos. As conseqüências são o isolamento, a queda do rendimento escolar, baixa auto-estima, depressão e pensamentos negativos de vingança.

Estudos mundiais revelam que, de 5% a 35% dos alunos estão envolvidos nesse tipo de comportamento.

No Brasil, alguns estudos demonstraram que esses índices chegam a 49%. O encontro abordará o fenômeno nos seus diversos aspectos: escolar, familiar, social, cultural, ético-legal e saúde.

O foco principal do evento será o debate, com o objetivo de despertar os profissionais para que se envolvam e se comprometam com a problemática.

"A proposta não se limita apenas a discutir medidas pontuais, mas elaborar ações estratégicas que auxiliem a parceria escola-família a romper com a dinâmica bullying".

Com os avanços da tecnologia, esse constrangimento saiu das escolas onde era um lugar comum dessa prática e partiu para internet e ganhou força.

A nova prática recebeu o nome de “Cyberbulling” e se infiltrou em correios eletrônicos, blogs, Orkut, Msn, etc.

O agressor nesse caso, muitas vezes escondido atrás de um apelido, dissemina sua raiva e felicidade enviando mensagens ofensivas a outras pessoas.

Em muitos casos, ele exibe fotos comprometedoras, altera o perfil das vítimas e incita terceiros a reforçar o ataque.

O único propósito é a humilhação da vítima e isolamento daquele que é considerado mais fraco ou diferente.

“Quem agride, quer que o seu alvo se sinta infeliz como na verdade ele é. É provável que o agressor também tenha sido humilhado um dia, descarregando no mais frágil a sua própria frustração e impotência”(Maluh Duprat).

Não é interessante responder às provocações, pois isso aumentaria a raiva do agressor e é exatamente isso que ele quer.

“Outra coisa importante é não manter segredo da ofensa, intimidando-se. Pode ser um bom momento de lidar com os próprios complexos, de superar com a ajuda da família ou dos superiores no trabalho uma situação de confronto maior que seus recursos internos”.

Bulling não é nada bom, e se você conhece alguém que sofre com isso, ajude-o.

Pois você se beneficiará com uma nova amizade ou quem sabe salvando uma vida.


ESCRITO :Leonice Gossler

A importância do entusiasmo

A Importância do entusiasmo

Os dicionários apresentam a palavra entusiasmo como palavra de origem grega composta dos termos En Teós que na antigüidade, significava exaltação ou arrebatamento extraordinário daqueles que estavam sob inspiração divina.

O entusiasmo pode ser visto no vigor ou veemência, no falar ou no escrever, flama, exaltação criadora.

Segundo os gregos, só pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano.

Entusiasmo é agir com determinação para fazer dar certo o que planejamos. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si, acredita nos outros e acima de tudo no poder de Deus para capacitar o ser humano.

Só há uma maneira de ser entusiasmado. É agir entusiasticamente!

Se formos esperar ter as condições ideais primeiro, para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com alguma coisa, pois sempre teremos razões para não nos entusiasmarmos.

Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso.

Todos conhecemos pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem. A verdade é que jamais se entusiasmarão com alguma coisa.

O entusiasmo é que traz a nova visão da vida.

Gostaria de perguntar a você: Como vai seu entusiasmo pelo seu trabalho, Pela sua família, pelos seus filhos, por seu país e por sua missão nesta terra.

Se você é daqueles que acham impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite: jamais sairá dessa situação.

Hoje é necessário acreditar em você, acreditar no auxílio divino para ajudá-lo a vencer, a construir o sucesso e transformar a realidade.

Deixe de lado todo o negativismo, deixe de lado o ceticismo.

Abandone a descrença e seja entusiasmado com sua vida.

Você verá a diferença!

Religião -para todos

Religião

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Religião (do latim: "religio" usado na Vulgata, que significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar") pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que parte da humanidade considera como sobrenatural, divino, sagrado e transcendental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças.

Higiene Bucal

Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal.
Os cuidados diários preventivos são importantes, pois ajudam a evitar que os problemas tais como cáries, gengivite e outros problemas bucais se tornem mais graves no futuro. Eis alguns cuidados:
1) Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
2) Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
3) Usar produtos de higiene bucal, tais como o creme dental, mas que contenham flúor.
4) Usar antisséptico bucal com flúor.
Com todos esses cuidados, seus dentes ficam livres de resíduos alimentares; a gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental; e o mau hálito deixa de ser um problema permanente. Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter seus dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas.

Higiene cabelos

O cabelo, independentemente do estilo, deve estar sempre limpo e bem cortado, e a barba feita. Se for mulher, os pelos das pernas, axilas e virilhas devem estar sempre depilados. Faça depilação sempre que precisar, não deixe o pêlo crescer muito. Barba e cabelos crescidos e sujos geram, além de mau cheiro, coceiras devido à foliculite e a parasitas do couro cabeludo. Portanto, após um dia de trabalho, tome sempre um bom banho lavando bem a cabeça..




Higiene Corporal

A higiene corporal é o conjunto dos cuidados que devemos ter com o nosso corpo e com a nossa mente.
Os cuidados de higiene pessoal são essenciais, pois evitam que micróbios e outros seres vivos, como vermes, penetrem em nosso corpo nos causar doenças.
É através desta higiene que ficamos forte e saudável.
Você tem saúde quando seu corpo e sua mente estão em equilíbrio:seus órgãos funcionam bem,você tem vontade de estudar,de brincar se sente prazer em conviver com as outras pessoas.
Para manter a saúde seu corpo precisa de cuidados:
A água e o sabão dissolvem a sujeira e retiram os microorganismos que estão na pele, nos cabelos,nas unhas.Tomar banho diariamente e usar roupas limpas são hábitos que nos ajudam a evitar muitas doenças e odores desagradáveis em nosso corpo


Poluição da água


Poluição da Água Poluição ambiental, poluição industrial,

poluição das águas, poluição dos rios, contaminação da água.

A água é um bem precioso e cada vez mais tema de debates no mundo todo. O uso irracional e a poluição de fontes importantes (rios e lagos), podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada.

Teoria de Gaia

Teoria de Gaia Saiba o que é, planeta Terra, tese da teoria, meio ambiente, ecologia
Teoria de Gaia: o planeta Terra é um ser vivo
O que é ?
Teoria de Gaia, também conhecida como Hipótese de Gaia, é uma tese que afirma que o planeta Terra é um ser vivo. De acordo com esta teoria, nosso planeta possui a capacidade de auto-sustentação, ou seja é capaz de gerar, manter e alterar suas condições ambientais.
A Teoria de Gaia foi criada pelo cientista e ambientalista inglês James Ephraim Lovelock, no ano de 1969. Contou com os estudos da bióloga norte-americana Lynn Margulis. O nome da teoria é uma homenagem a deusa Gaia, divindade que representava a Terra na mitologia grega.
Quando foi lançada, esta teoria não conseguiu agradar a comunidade de cientistas tradicionais. Foi, primeiramente, aceita por ambientalistas e defensores da ecologia. Porém, atualmente, com o problema do aquecimento global, esta teoria está sendo revista e muitos cientistas tradicionais já aceitam algumas idéias da Teoria de Gaia.

Animais extintos

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Com a redução das florestas e o tráfico de animais silvestres, muitas espécies de animais estão entrando em extinção. Governos de diversos países e sociedades protetoras de animais tem investido recursos para evitar tal violência contra os animais.

LISTA DOS PRINCIPAIS ANIMAIS EXTINTOS

Nome do Animal – Época da Extinção – Local onde foi visto pela última vez :

Águia de Haast - século XVI - Nova Zelândia
Auroque - século XVII - Polônia
Pássaro Dodo - 1693 - Ilhas Maurício
Dugongo de Steller - 1768 - Alasca
Leão do Cabo - 1865 - África do Sul
Palanca azul - século XIX - África
Pato do Labrador - século XX - Canadá
Periquito da Carolina - século XX - EUA
Quagga - 1883 - África do Sul
Lobo de Ezo - 1889 - Norte do Japão
Raposa das Falkland - 1876 – Ilhas Malvinas (Argentina)
Tarpan - século XIX - Polônia
Urso do Atlas - 1844 - Norte da África
Vison Marinho - 1894 - Canadá
Urso Gigante de Kamchatka - 1920 - Sibéria
Onça do Arizona - 1905 - sul dos EUA
Caribu anão - 1908 - Norte do Canadá
Lobo de Honshu - 1905 - Japão
Wapiti de Merriam - 1906 - oeste dos EUA
Pombo passageiro - 1914 - América do Norte
Leão do Atlas - 1922 - Norte da ÁfricaBisão Caucasiano - 1927 - Montes Cáucaso
Galinha do Mato - 1932 - Nordeste dos Estados Unidos
Tigre da Tasmânia - 1936 – Ásia
Tigre de Bali - 1937 - Ilha de Bali
Cervo de Schomburgk - 1938 - Tailândia
Avestruz Árabe - 1942 - Oriente Médio
Rã Pintada da Palestina - 1955 - Palestina
Tigre do Cáspio - 1980 - Cáucaso
Tigre de Java - 1988 - Ilha de Java
Ibex dos Pirineus - 2000 - norte da Espanha e sul da França

domingo, 20 de junho de 2010

Todos podem compreender

Fazer a turma interpretar um texto é um dos maiores desafios das escolas hoje...

Como cuidar da sua voz

Com a voz não se brinca.....

Ela é um de seus mais importantes instrumentos de trabalho.

Por isso , merce muita atenção.

Inteligencia coletiva

É a capacidade de trocar idéias, compartilhar informações e interesses comuns ...

Vestir a camisa da escola..

Pais decidiram vestir a camisa da escola ..
Todos os sábados pais se reunem na escola para discutir ,
novos projetos de melhorias para a escola .
Incentivar a participação de todos ..Inclusive :
Pais , mães , alunos , professores, funcionarios , diretores, cuidadores, toda a comunidade.

É preciso falar de sexo nas escolas ....

Pesquisas comprovam : "O jovem que recebe educação sexual costuma ser mais responsável"

Muda o mundo , muda a Geografia

Os meios de transportes e de comunicação , cada vez mais velozes , estão modificando a
"cara" do planeta .
Professores pense neles quando planejar suas aulas....

Escola para todos

Escola para todos.

Creio haver só há uma solução para os problemas brasileiros da educação.

Uma única. Exclusivamente uma :

LEVAR A EDUCAÇÃO A SÉRIO .

É enfrentar a tarefa de criar , aqui e agora , para todas as crianças ,
a escola primária universal e gratuita que o mundou criou.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

História da escola


A escola mais antiga de Salto, ainda hoje em atividade,
é a Escola Estadual Professor Tancredo do Amaral.
Ela foi criada por meio de decreto estadual de 20/10/1913,
sob a denominação Grupo Escolar de Salto de Ytu,
e iniciou suas atividades no dia 28 daquele mês.
Em sua origem,
reuniu 8 escolas espalhadas pelo município e
criou mais duas classes,
totalizando 407 matrículas em seu primeiro ano de funcionamento.
O Grupo Escolar de Salto recebeu o nome de Tancredo do Amaral apenas em 21 de abril de 1932.
Tratava-se de uma homenagem ao primeiro professor formado a lecionar em Salto.
O paulistano Tancredo Leite do Amaral Coutinho diplomou-se pela Escola Normal da Capital em 1887.
Lecionou por 2 anos em Salto, logo que se formou. Em 1906, formado em Direito, passou a integrar o quadro de funcionários do Ministério Público.
Anos depois foi nomeado Juiz de Direito da Comarca de Santa Isabel, onde se aposentou em 1923.
Faleceu em Santo Bernardo do Campo,
em 1928.Ao longo da vida Tancredo foi crítico teatral,
fez parte da redação do jornal Correio Paulistano e publicou livros didáticos,
como História de São Paulo ensinada pela biografia de seus vultos mais notáveis.
Esta é sua obra de maior relevo. Tal publicação é de 1895 e foi editada por Alves & Cia. Destinava-se “aos estabelecimentos de instrução popular”, enquadrando-se no segmento de “educação cívica”. No primeiro capítulo, Tancredo versa sobre “Como deve ser estudada a história”, num texto bastante peculiar, carregado de conceitos caros a ele e aos seus contemporâneos, que podem até nos parecer inocentes, hoje: “As nações, meus jovens estudantes, que são grandes agrupamentos de famílias que habitam um território determinado, com certa denominação, e que possuem um governo que dirige, tem a sua história, que é o conjunto dos fatos mais ou menos notáveis, que se ligam ao seu desenvolvimento e ao seu progresso, desde o começo de sua organização.
A história de um povo, porém, que é, senão a história dos seus grandes homens, dos seus vultos mais notáveis, que têm trabalhado pelo ideal humano, que é o aperfeiçoamento sempre crescente, o progresso em uma palavra?
Que é a história de um país, senão a história de cada um, empregando a sua inteligência e o seu labor nos diversos ramos da atividade humana para elevar o seu torrão natal, a sua Pátria, para honrar a Humanidade?
”O livro divide-se em quatro partes.
Na Parte Primeira, “Preliminares”, trata-se de como se deve estudar a história, da origem do povo paulista, e se faz, ainda, uma descrição física de São Paulo, tratando-se também de sua fauna e flora.
Na Parte Segunda, nomeada “São Paulo no domínio da metrópole”, alguns aspectos da história colonial paulista, bem como biografias associadas a esse período, dão o tom da narrativa. É a seção mais bem trabalhada e interessante do livro, na qual a figura dos bandeirantes é posta em destaque, sendo vários deles biografados sucintamente.
Na Parte Terceira, “São Paulo no regime do Império”, sujeitos como Libero Badaró, o padre Diogo Antonio Feijó, o pintor Almeida Júnior e o músico Carlos Gomes são lembrados.
A Parte Quarta e última trata, fundamentalmente, da história recente à época da publicação, e exalta figuras, muitas das quais com grande destaque no cenário político daquele final de século, como Rangel Pestana, Bernardino de Campos, Cerqueira César e Cesário Motta Júnior – este, inclusive, é a quem Tancredo dedica o livro. A seguir, transcrevo uma das biografias, a título de exemplo:
BARTOLOMEU BUENO DA SILVA, O ANHANGUERA
Nasceu na vila de Paranaíba e era filho de Francisco Bueno, sobrinho de Amador Bueno da Ribeira e de D. Filippa Vaz. Em 1682 este notável sertanista, à frente de numerosa bandeira, invadiu os sertões onde se achava a famosa tribo Goyá que habitava as terras mais ocidentais de Minas e São Paulo, descobrindo que havia ouro ali, por ter observado que as mulheres indígenas ornavam a cabeça com folhetas daquele metal. Antes de Bartolomeu Bueno, já diversos bandeirantes paulistas haviam explorado quase todo o sertão dos hoje estados de Goiás e Mato Grosso, porém sem resultado. Bueno com facilidade sujeitou a tribo que acabava de encontrar, por ser pouco bravia, e regressou a São Paulo com grande número de índios e muito ouro. Nessa excursão levou consigo um seu filho menor, que mais tarde descobriu as minas achadas por seu pai. Convém aqui narrar o estratagema de que se serviu Bueno para arrancar dos índios a declaração do lugar onde existia ouro. Lançou fogo a um vaso de aguardente, que fez explosão; e os índios aterrados foram compelidos a satisfazer os seus desejos, recebendo então Bueno dos mesmos o nome de Anhanguera, que quer dizer Diabo Velho. Pedro Taques, escritor conceituado, também refere que Bueno tinha um olho furado e que foi daí que lhe veio tal denominação. Foi casado em primeiras núpcias com D. Isabel Cardoso e em segunda com D. Maria de Moraes, deixando do primeiro consórcio nove filhos. Faleceu no lugar que foi seu berço, em fins do século XVII.

Folha de rosto da referida publicação de Tancredo, de 1895